quarta-feira, 23 de março de 2011

Acqua di Cristallo - a água mais cara do mundo

No artigo sobre as colunas de dessalinização eu tinha comentado a respeito da escassez de água potável no mundo, que em breve este recurso natural poderia ser o mais disputado pelas nações. Imagine que, à medida que a água se torna um bem raro, conseqüentemente ela se tornará um bem caro. A gente, por exemplo, pode questionar o abuso no preço da garrafa de água mineral, entretanto, em alguns lugares do mundo essa água é tão cara e escassa que ainda podemos nos dar ao luxo de ter disponível água pura em nossas casas. Pensando nessa questão do valor da água, pesquisando em alguns sites eu encontrei informações sobre qual seria a água mais cara do mundo. A resposta para essa pergunta é “Acqua di Cristallo”.

Acqua di Cristallo (Fonte: vivrearia)

Alguns designers só conseguem estabelecer recordes mundiais através de seus produtos uma vez ou outra. O designer Fernando Altamiro, que já concebeu a garrafa de conhaque mais cara do mundo – a Cognac Dudognon Património Henri IV -, é um desses profissionais e foi ele o responsável por mais um recorde com sua garrafa de água recém-projetada, no valor de 60.000 dólares. Este é o seu segundo recorde mundial do Guinness para o maior preço do frasco vendido em  um leilão.

Fernando Altamiro (Fonte: most-expensive-water)
Sabemos que boa parte desse valor se deve à garrafa e não à água, já que o frasco é composto de ouro, foscas de ouro, prata, prata fosco, cristal e uma variedade de composições. Inclusive, Altamiro fez uma versão especial dessa garrafa  com ouro, prata, platina e 6 mil diamantes para uma exposição, custando míseros 3,3 milhões de dólares! Para aqueles menos endinheirados, o Acqua di Cristallo está disponível em uma versão mais simples, conhecida como Blue Ice, por apenas 285 euros. O bom desses preços absurdos é que pelo menos 15% de todas as vendas serão doadas para causas do aquecimento global.


Blue Ice (Fonte: inventorspot)

E fora a garrafa, o que a água em si tem de especial? Bom, a água do Acqua di Cristallo tem mais de uma origem: uma parte veio de nascentes das Ilhas Fiji, outra parte de nascentes da França e outra parte de geleiras da Islândia. A cereja do bolo são os 5 miligramas de pó de ouro de 23 quilates polvilhado na água.


(Fonte: it.123rf)

O design do frasco é baseado em uma obra de arte criada pelo falecido artista italiano Amedeo Clemente Modigliari e é uma homenagem a ele. Nascido em 12 de julho de 1884 e falecido em 24 de janeiro de 1920, nasceu em uma família judia de Livorno, Itália. Era um artista que, apesar de ser italiano, trabalhou a maior parte do tempo na França. Principalmente como artista figurativo, ele se tornou conhecido por pinturas e esculturas em estilo moderno, tendo como características mais marcantes rostos alongados como máscaras. Ele morreu em Paris de meningite tuberculosa, agravada pela pobreza, excesso de trabalho, e à dependência do álcool. Mal sabia ele que suas obras, que na época não valiam nada, inspirariam mais tarde a criação de um artefato tão caro e luxuoso quanto o Acqua de Cristallo.


(Fonte: lussuosissimo)

A maioria das garrafas caras de água é vendida em leilão. Quem estiver interessado em adquirir um desses suntuosos frascos tem a vantagem do preço da garrafa já incluir a entrega do produto, que vem em um pacote de 5 kg, em todo mundo.  E além disso, o material vem acompanhado de autenticidade e certificado de edição limitada assinados pelo autor. Portanto, se você está insatisfeito com a água mineral que consome, comece a juntar economias para apreciar uma água especial, polvilhada a ouro, para beber até se engasgar e arrotar cifrões.

 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...