sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Previsão do tempo de hoje: Chuva de animais!

Imagine você estar caminhando tranqüilamente pela rua num tempo nublado e ser surpreendido por uma chuva de peixes ou uma chuva de pássaros! Parece absurdo não é? Mas existem registros oficiais, e outros não tão oficiais, de tais acontecimentos, inclusive um registro recente de chuva de peixes na Austrália.


Chuva de peixes (Foto: asaber)

Em março deste ano, segundo o jornal Telegraph.co.uk, moradores da cidade de Lajamanu, localizada no norte australiano foram atingidos por uma chuva de peixes. De acordo com os habitantes da região centenas de peixes brancos caíram de um céu repleto de nuvens de chuva densas, e dentre os peixes alguns ainda vivos. E o mais curioso, essa seria a terceira vez, em 30 anos, que tal evento ocorre! É mole?
A chuva de animais é tema de diversos relatos divulgados ao longo da história, por mais que pareça ser um tema obscuro. Acredita-se que o primeiro registro de tal evento se deu no antigo Egito, através do papiro de Alberto Tulli, um antigo diretor do museu egípcio do Vaticano. Este teria restaurado tal documento, mas em virtude de seu falecimento, jamais chegou a traduzir e nem a publicar tais informações, até que, posteriormente, o papiro foi encontrado junto com outros documentos de Tulli pelo príncipe Bóris de Rauchewitz, que enviou o papiro à Tiffany Thayer, presidente da Sociedade dos Amigos de Charles Fort (um colecionador de fenômenos anômalos, precursor do fortianismo). Por fim, Thayer transcreveu o papiro e, em parte dessa transcrição, foi registrado o seguinte:

“...Poderosa era a posição das bolas de fogo. A armada do rei as observava e o rei encontrava-se no meio dela . Era após a refeição da noite. Sobre esta, elas ( as bolas de fogo ) se elevaram mais alto em direção sul. Peixes e voláteis caíram do céu. Era uma maravilha jamais vista desde a fundação do país! Ela pediu à Sua Majestade que usasse incenso para apaziguar a Terra ( ...não transcrito...) Para escrever ?) o que chegou no livro da Casa da Vida (...não transcrito...) a fim que se guarde a lembrança?) na Eternidade".

O texto completo relata o surgimento de bolas de fogo no céu (que muitos acreditam que sejam OVNIS) e fenômenos estranhos como a citada chuva de peixes. Porém, é bom lembrar que, nem mesmo a existência de Tulli foi comprovada e Charles Fort era conhecido por colecionar histórias fantásticas, das quais ele nem sempre tinha uma explicação lógica, procurando por muitas vezes confundir os cientistas ao invés de esclarecê-los.
Algumas referências antigas a respeito de chuvas bizarras podem ser encontradas na bíblia e em outras fontes antigas. No livro de Josué, por exemplo, o exército liderado por ele foi auxiliado por uma chuva de pedras que caiu do céu sobre o exército amorita. Na Grécia antiga o escritor Ateneu registrou uma chuva de peixes que durou cerca de 3 dias na região de Queronea, no Peloponeso. Posteriormente, Plínio, o Velho descreveu uma chuva de pedaços de carne, sangue e outras partes de animais como rãs, e na Idade Média, o fenômeno era citado com tanta freqüência que muitos imaginavam que os peixes nasciam no céu e depois caíam no mar.


Chuva de sangue (Foto: canseidesercowboy)

Ao longo da história mais e mais relatos foram surgindo, desde a chuva de ratos amarelos em Bergen, na Noruega, em 1578, até uma chuva de sangue, registrado na Índia no ano passado, onde alegam que o material da chuva havia sido analisado e constatado que era de fato sangue mesmo. Até mesmo no Brasil, existe um relato sobre uma chuva de sangue e pedaços de carne que havia acometido São Paulo em 1968. No site do wikipedia existe uma boa relação dos principais casos de chuvas incomuns que ocorreram até os dias de hoje.
Boa parte dos cientistas não dá crédito a esses fenômenos e acreditam que os relatos sejam falsos, até porque na maior parte dos casos, não existiram provas concretas, e algumas histórias soam um tanto quanto sem fundamento. Tomemos como exemplo a chuva de pedaços de carne: será que no dia desse evento ninguém teve curiosidade de recolher amostras dessas carnes que supostamente caíram do céu, a fim de que análises pudessem esclarecer a origem desse material orgânico? Pertenciam a algum animal? Veio de outro planeta? É humano? As respostas ficam apenas no campo das especulações.

Chuva de peixes em Singapura em 1861 (Foto: insoonia)
Entretanto o caso de Lajamanu foi registrado e analisado por especialistas que chegaram à seguinte conclusão: os peixes foram sugados por uma forte tempestade, elevados a mais ou menos 15 metros de altura e logo em seguida precipitou-se sobre a pequena cidade, como se realmente tivessem surgido do céu. A propósito, a explicação do fenômeno mais aceita até então é a das trombas marinhas, espécie de tornados que se formam na água através de acumulação do vento. Essas trombas podem ser tão fortes a ponto de secar um lago completamente e fazer com que a água seja precipitada em um local bem mais afastado. Essa mesma tromba marinha poderia facilmente carregar animais de pequeno porte ou algum tipo de objeto como pedra e arremessá-los do céu, fazendo com que se pareça que realmente chove bichos e outras bizarrices do céu.
Por mais convincente que seja esta hipótese ela não explica o fato das trombas carregarem apenas uma espécie de animal, pois na prática, uma chuva de peixes viria acompanhada de outras espécies presentes na fauna local, inclusive, espécies de plantas e algas, e isso não acontece.
E o que dizer da chuva de sangue? Existe um caso particular muito interessante: na década de 60, no sul da Inglaterra, a região foi surpreendida por uma chuva vermelha que tingiu tudo o que viu pela frente. Muitos acreditavam que se tratava de sangue, mas uma análise mais apurada revelou que as nuvens estavam misturadas a grãos de areia proveniente de tempestades de areia no Saara. Logo essas nuvens misturadas com areia se deslocaram até a Inglaterra onde ocorreu a misteriosa chuva vermelha.

Chuva de animais (Foto: druidadocerrado)
No fim, constatamos que, entre muitas especulações, existem sim casos verídicos de chuvas anômalas que podem ser explicadas cientificamente, e por que não religiosamente? Muitos atribuem esses fenômenos ao fim dos tempos, a intervenções divinas ou mesmo ao sobrenatural. Cabe a cada um julgar se essas informações procedem ou não.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...