quinta-feira, 25 de novembro de 2010

As Sete Trombetas no mundo Contemporâneo (Segunda Parte)

Anteriormente fiz algumas considerações sobre os profetas e suas previsões e mergulhei na previsão mais popular que existe: a do fim do mundo. Do ponto de visto bíblico, o Apocalipse faz um relato detalhado de como serão os últimos dias do homem na Terra. Porém, como já foi dito antes, este livro é carregado de simbologias, logo não há como definir uma interpretação definitiva para tal, sendo que cada um deve apresentar aquilo que pensa a respeito e levantar uma discussão saudável, respeitando as mais diversas opiniões.
Na primeira parte desse artigo foi traçado um paralelo entre as 4 primeiras trombetas e a possibilidade de elas se concretizarem no mundo contemporâneo. Há de se constatar, que fazer tal analogia soa um tanto quanto inadequado, se pensarmos que ao fazer isto estou ignorando todo um contexto que existe por trás dessa passagem bíblica, que seria necessário para uma interpretação mais substancial do tema. Então quero rapidamente falar um pouco a respeito do contexto onde se encaixam as Sete Trombetas.

7 Anjos, 7 Trombetas (Foto: escoladominical)

As Sete Trombetas fazem parte de uma trilogia de julgamentos de Deus de proporções gradualmente devastadoras. A trilogia é formada pelos 7 selos, as 7 trombetas e as 7 taças.
Os 4 primeiros selos são conhecidos também como os 4 cavaleiros do apocalipse: Conquista (ou anti-Cristo), Guerra, Fome e Morte. O quinto selo se refere aos martirizados por sua fé em Cristo e o sexto selo, quando quebrado trará terremotos e fenômenos astronômicos incomuns (UFOs, alguém?) . Por último, o sétimo selo tem em seu conteúdo as Sete Trombetas.

Os 4 cavaleiros do Apocalipse (Foto: jonatanconceicao)

Entre os sete selos e as sete trombetas há um detalhe a ser considerado: os selo representam martírios que todos os homens terão que passar, inclusive os futuros escolhidos, já as trombetas trarão martírios mais pesados que somente os ímpios serão acometidos. Nesse meio tempo, o povo de Deus será marcado com um selo e estes serão poupados das pragas que estão por vir. O contexto da quinta trombeta afirma isso:

Capítulo 9, Versículo 4: "...e foi-lhes dito que não causassem dano à erva da terra, nem a qualquer coisa verde, nem a árvore alguma e tão somente aos homens que não têm o selo de Deus sobre a fronte"

Peraí, a quem foi dito que não causasse dano aos escolhidos de Deus? Pois bem, vamos a eles:

5ª Trombeta
Capítulo 9, Versículos 1-11: E o quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo.
E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar.
E da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder que têm os escorpiões da terra.
E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o sinal de Deus.
E foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem; e o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião, quando fere o homem.
E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles.
E o parecer dos gafanhotos era semelhante ao de cavalos aparelhados para a guerra; e sobre as suas cabeças havia umas como coroas semelhantes ao ouro; e os seus rostos eram como rostos de homens.
E tinham cabelos como cabelos de mulheres, e os seus dentes eram como de leões.
E tinham couraças como couraças de ferro; e o ruído das suas asas era como o ruído de carros, quando muitos cavalos correm ao combate.
E tinham caudas semelhantes às dos escorpiões, e aguilhões nas suas caudas; e o seu poder era para danificar os homens por cinco meses.
E tinham sobre si rei, o anjo do abismo; em hebreu era o seu nome Abadom, e em grego Apoliom.
Na primeira parte do artigo falei que as 4 primeiras trombetas tinham um significado mais físico e as 3 últimas um significado mais espiritual. Aqui vemos mais claramente essa diferença. A estrela que cai do céu não pode ser considerado um ser inanimado, pois ela recebe uma chave que abre o poço do abismo. Dá para concluir a partir disto que a tal estrela seria Satanás e o poço do abismo o inferno. Satanás então abriria as portas do inferno e do chão surgiriam os demônios, representados simbolicamente pelos estranhos gafanhotos descritos nessa passagem. Considerando que os demônios estariam livres para circular pela Terra, teriam liberdade para se incorporarem nas pessoas e desencadear coisas que vemos acontecer com muita freqüência, pais voltando contra filhos, filhos contra pais, violência, bizarrices sexuais ou religiosas e por aí vai. Abadom, também seria uma representação do diabo liderando o seu exército livremente na Terra, ou mesmo a representação de um poderoso chefe político com ideais destrutivos.

Guerras: uma pista revelada na sexta trombeta (Foto: limaocom-acucar)
6ª Trombeta

Capítulo 9, Versículos 13-18: E tocou o sexto anjo a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro, que estava diante de Deus,
A qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos, que estão presos junto ao grande rio Eufrates.
E foram soltos os quatro anjos, que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens.
E o número dos exércitos dos cavaleiros era de duzentos milhões; e ouvi o número deles.
E assim vi os cavalos nesta visão; e os que sobre eles cavalgavam tinham couraças de fogo, e de jacinto, e de enxofre; e as cabeças dos cavalos eram como cabeças de leões; e de suas bocas saía fogo e fumaça e enxofre.
Por estes três foi morta a terça parte dos homens, isto é pelo fogo, pela fumaça, e pelo enxofre, que saíam das suas bocas.
Esta trombeta representa o massacre de um terço da humanidade, por um exército liderado por 4 anjos. Dá para arriscar dizer que algo semelhante poderia acontecer numa 3ª guerra mundial, onde estivessem envolvida as 4 principais potências no mundo atual. Eu chutaria Estados Unidos, China, Rússia e Japão. Entretanto Irã e Coréia do Norte são fortes candidatos a dar um pontapé inicial nessa possibilidade. Espiritualmente falando, este exército de espíritos encarnariam em cada homem provocando o desejo de se matarem num conflito de grandes proporções.
A última trombeta anuncia a guerra do bem contra o mal (Foto: previnasedamarca)
7ª Trombeta

Capítulo 11, Versículos 15 : E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.
A passagem da sétima trombeta faz um relato simbólico entre a luta do bem e do mal com a vitória de Deus. Não quis colar aqui porque é muito comprido, mas a quem interessar, a partir do versículo 15 em diante. A sétima trombeta evoca os sete anjos com as sete taças da ira de Deus. As taças fazem parte do terceiro julgamento da trilogia de julgamentos de Deus. A primeira taça causa feridas muito dolorosas que aparecem na humanidade (Apocalipse 16:2). A segunda taça resulta na morte de todo ser vivente no mar (Apocalipse 16:3). A terceira taça causa os rios a se tornarem sangue (Apocalipse 16:4-7). A quarta das sete taças resulta no calor do sol sendo intensificado e causando grande dor (Apocalipse 16:8-9). A quinta das sete taças causa grande escuridão e uma intensificação das feridas da primeira taça (Apocalipse 16:10-11). A sexta taça resulta no rio Eufrates secando completamente e os exércitos do anticristo se juntando para lutar a batalha do Armagedom (Apocalipse 16:12-14). A sétima taça resulta em um terremoto devastador seguido de pedras de granizo gigantes (Apocalipse 16:15-21). Notem que o conteúdo das sete taças é praticamente idêntico ao das sete trombetas. Muitos estudiosos acreditam que a diferença entre elas é temporal, ou seja uma se refere a fatos do passado e outra a fatos do futuro. Porém a linha mais aceita é que as duas estejam relacionadas entre si. O que se pode concluir disso é que as trombetas anunciam os juízos que serão imputados a terra depois do selamento do povo de Deus, pouco antes da volta de Cristo.

Analisar o Apocalipse, assim como outros livros da bíblia é realmente algo fascinante quando você resolve se aprofundar nos seus antigos textos. É conteúdo para muitas discussões acirradas entre religiosos e ateus. Mas como já aprendemos alguma vez na vida: religião não se discute. Mas analisá-las já é outra história...

As Sete Trombetas no mundo Contemporâneo (Primeira Parte)
http://opiniaomijiniana.blogspot.com.br/2010/11/as-sete-trombetas-no-mundo.html


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...