segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A Síndrome do cabelo penteado

Uma das rotinas mais comuns do nosso cotidiano é o simples fato de pentear os cabelos (pra quem os tem). Depois de uma noite de sono se revirando para lá e para cá, é normal você se levantar com os cabelos parecidos com um ninho de mafagafos ou como uma moita. Logo se faz necessário uma boa escovada para deixar no jeito as madeixas. Agora imagine se o simples ato de pentear o cabelo pudesse ser mortal. Parece uma ideia ridícula, não é mesmo? Entretanto é uma realidade bizarra e cruel para uma adolescente escocesa de 13 anos de idade, chamada Megan Stewart. Ate então ela pode ser considerada um caso único na medicina mundial do que os médicos chamam de Hair Brushing Syndrome, algo como “Síndrome do Cabelo Penteado”. Ou seja, se ela pentear seus ruivos cabelos pode simplesmente entrar em colapso!

(Fonte: newsleaks)


Megan foi informada pelos médicos de que sofre da tal doença e que pode morrer se pentear seus cabelos. Ela nasceu prematura, 12 semanas antes do previsto, tem problemas de visão, asma e deficiência pulmonar, mas nada disso a impede de ter uma vida normal. O que atrapalha mesmo é o fato de não poder escovar os cabelos. Megan só descobriu o problema quando tinha seis anos, quando teve uma parada respiratória enquanto sua mãe penteava seu cabelo antes de ir para a escola primária.
“Estava a pentear o cabelo da minha filha quando ela caiu e os seus lábios ficaram azuis. Pensei que ela estava a ter um ataque, o que nunca tinha acontecido! Ela simplesmente parou de respirar na minha frente. Chamei os paramédicos, ela foi para o hospital, ficou boa, mas os médicos não souberam explicar. Agora, ela fica até pálida quando precisa se pentear. Foi realmente assustador, porque nós não sabíamos o que estava a acontecer”, recordou a mãe em declarações ao jornal britânico “Daily Mail”.

Megan Stewart (Fonte: newstonight)


O problema de Megan, na verdade, não é um caso da medicina, mas da Física. “O cérebro dela não aguenta a energia estática que se forma quando penteamos os cabelos”, disse Sharon, mãe da menina.
O pai Ian explica melhor o que a menina tem:
Quando ela se penteia, cria tanta eletricidade estática que seu cérebro não aguenta. Ele praticamente ‘desliga’ e o coração para de bater e os pulmões não funcionam mais. Todas as vezes que ela se penteia, não sabemos como vai terminar”.
Os médicos do Hospital Infantil Yorkhill, em Glasgow, informaram aos pais da jovem que as crianças com este tipo de problema devem evitar qualquer tipo de eletricidade, porque pode gerar uma reação fatal. Segundo os médicos, a condição causa tonturas e pode levar a convulsões, provocando eventualmente a morte do paciente

(Fonte: visitbulgaria)


Megan teve que passar um ano de sua vida internada no Yorkhill Hospital até que fosse diagnosticada por físicos, e não por médicos. Para evitar a morte, Megan tem que pentear o cabelo com a cabeça para baixo, ao lado da cama, e o ambiente tem que estar bastante úmido para evitar que produza eletricidade estática.
Agora ela dá palestras para levantar fundos para o hospital que a tratou.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...