sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A Dália Negra – Parte I – O passado de Elizabeth Short

Muitos conhecem o famoso caso da ‘Dália Negra’ pelas referências cinematográficas, mas a conexão entre a vida real e a fictícia é repleta de inconsistências, tendo em vista que a abordagem do cinema foi bastante marginal ao levar em conta as especulações que surgiram em torno desse assassinato e as teorias que tentaram explicar um caso não solucionado.


Short antes e depois do assassinato (Fonte: issoebizarro)

Elizabeth Short foi uma atriz que saiu de Massachusetts aos 22 anos de idade para tentar a sorte em Hollywood, mas acabou sendo brutalmente assassinada por um criminoso desconhecido. Ela nasceu em Boston, Massachusetts, mas cresceu e viveu em Melford. Foi a terceira das cinco filhas de Cleo Short e Mae Phoebe Sawyer. Seu pai construiu uma pequena área de golfe onde oferecia cursos, até que durante a queda da bolsa de valores de 1929 ele perdeu grande parte dos bens da família. Em 1930, ele estacionou seu carro sobre uma ponte e desapareceu, o que levaram alguns a acreditar que ele havia cometido suicídio. Por conta disso, a mãe de Elizabeth Short decidiu levar a família para um pequeno apartamento em Medford, e nessa época encontrou trabalho como contadora. Mais tarde Short descobriria que seu pai ainda estava vivo e morando na Califórnia até então.


(Fonte: trutv)

Aos 16 anos ela foi enviada para Miami, Flórida, para viver o inverno por lá, devido às preocupações de sua mãe com a asma e a bronquite de Short. Assim seria sua rotina durante os próximos três anos, morando em Miami durante os meses frios e em Medford no restante do ano. Aos 19 anos viajou para Vallejo, Califórnia para viver com seu pai que trabalhava próximo ao estaleiro naval de Mare Island, em San Francisco Bay.


Short na época em que foi presa por oferecer bebida alcoólica a um menor de idade (Fonte: en.wikipedia)

No início de 1943 os dois se mudaram para Los Angeles, mas uma altercação resultou na sua saída de lá para procurar trabalho em Camp Cooke (agora Vandenberg Air Force Base), perto de Lompoc, na Califórnia. Posteriormente, Elizabeth Short mudou-se para Santa Barbara, onde foi presa em 23 de setembro de 1943, por oferecer bebida alcoólica a um menor de idade. Após sua prisão, ela foi levada de volta para Medford pelas autoridades juvenis em Santa Bárbara. Após ser libertada, ela retornou para Flórida, onde conheceu o Major Matthew Michael Gordon Jr., um condecorado oficial das Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos, responsável pelo treinamento e implantação do “China Burma India Theater of Operations” (forças aéreas que operavam em conjunto com as forças aéreas britânicas e chinesas e eram aliadas também às forças terrestres da China, da Índia e da Birmânia, durante a Segunda Guerra Mundial).


(Fonte: watchingrobertpickton88015)

Short disse que Gordon havia lhe escrito uma carta da Índia lhe propondo casamento, enquanto ele se recuperava de ferimentos sofridos a partir de um acidente de avião. Elizabeth aceitou sua proposta, mas Gordon acabou morrendo em um acidente de avião logo em seguida, em 10 de agosto de 1945, antes que ele pudesse voltar aos Estados Unidos para consumar o matrimônio. Mais tarde, por alguma razão desconhecida, Short decidiu alterar a história desse fato, dizendo que os dois haviam se casado e tiveram um filho que morreu. Embora os amigos de Gordon, do comando aéreo, confirmassem o envolvimento íntimo dos dois, a família de Short negou que tal envolvimento tivesse alguma ligação com o posterior assassinato dela.
Elizabeth Short voltou para Los Angeles em julho de 1946 para visitar o tenente Joseph Gordon Fickling, do Army Air Corps, um antigo namorado que ela conheceu na Flórida durante a guerra. No momento que Short retornou a Los Angeles, Fickling estava estacionado em numa reserva naval da base aérea, em Long Beach.


O estado em que o corpo de Short foi encontrado pelas autoridades (Fonte:  francesfarmersrevenge)

Seis meses antes de sua morte, Short permaneceu no sul da Califórnia, principalmente na área de Los Angeles. Ela foi morta por razões e assassino desconhecidos em 1947. Seu corpo foi encontrado mutilado e esquartejado em um terreno baldio na cidade de Los Angeles. O crime ficou eternizado não apenas pela brutalidade, mas principalmente por permanecer até hoje sem solução. Na próxima parte desse artigo vou detalhar o caso da morte precoce de Elizabeth Short e esclarecer porque esse famoso crime ficou conhecido como o caso da ‘Dália Negra’.


Sepultura de Short (Fonte: en.wikipedia)


A Dália Negra – Parte II – A autópsia e o papel da mídia na investigação do caso


A Dália Negra – Parte III – Rumores, Suspeitos e Teorias sobre o assassinato de Short

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...