segunda-feira, 4 de julho de 2011

Apotemnofilia - Parte I - O Desejo de amputar os próprios membros

Apotemnofilia é um distúrbio neurológico em que um indivíduo mentalmente racional expressa um desejo forte em ter um de seus membros amputados. Geralmente é associado à hipótese de danos no lóbulo parietal direito, assim como ocorrem em outras doenças como a Somatoparafrenia (um tipo de delírio monotemático onde a pessoa acredita que um de seus membros não lhe pertence) . A apotemnofilia também é conhecida como ‘transtorno de identidade de integridade corporal’ quando o sujeito acometido por essa parafilia experimenta o desejo compulsivo em ter um de seus membros saudáveis arrancado fora. Alguns pacientes com esse problema chegam até a procurar cirurgiões para realizar uma amputação ou, propositadamente, ferem um membro do seu corpo a fim de forçar os médicos a executarem a amputação de emergência. Existe também uma definição erótica por trás desse nome, pois a apotemnofilia também se refere a excitação sexual causada quando um membro do próprio corpo é amputado. Esta definição, por sua vez, não deve confundida com a da acrotomofilia que diz respeito ao interesse erótico em pessoas que estão amputadas.


Preparando para amputar o dedo (Fonte: curiosoebizarro)

Na parafilia do tipo estigmática, em que a excitação sexual/erótica e a facilitação ou a realização do orgasmo dependem da amputação, indivíduos racionais expressam um desejo forte e específico para a amputação de um membro ou membros saudáveis. Em alguns casos este desejo se inicia ainda na infância e, não raro o sofredor tentará obter a amputação do membro específico. Como poucos cirurgiões estão dispostos a amputar membros saudáveis, geralmente o paciente vai tentar danificar irremediavelmente o membro em questão, necessitando amputação formal. Após o paciente alcançar seus objetivos ele acaba se sentindo mais feliz e satisfeito dando a entender que tal felicidade só seria alcançada após a perda de determinado membro do corpo.


(Fonte: curiosoebizarro)

Até recentemente, nenhum desejo de amputação foi classificada como uma "desordem", mas recentemente, a comunidade psiquiátrica começou a diferenciar esta condição do Transtorno de Identidade de Integridade Corporal, em que um indivíduo deseja uma amputação sem um componente sexual que acompanha este desejo.
Um indivíduo com Apotemnophilia pode estar cronicamente insatisfeito com suas relações sexuais, ou mesmo possuir grave disfunção sexual a ponto de só poder satisfazer seus desejos após a realização do desejo de ser amputado.


(Fonte: curiosoebizarro)


BIID

Pacientes com Body Integrity Identity Disorder (BIID) (Transtorno de Identidade de Integridade Corporal) possuem um típico desejo de ter um ou mais membros amputados em seus corpos. Hoje, não existem causas específicas de BIID. Houve várias teorias por trás da causa da BIID e por que algumas pessoas sofrem desta doença. Uma teoria afirma que uma criança adota essa imagem corporal de ser um amputado porque acha que futuramente isso resultaria no desenvolvimento de um corpo de uma jovem - isto tem sido visto na maioria dos apotemnofílicos. Outra teoria sugere que uma criança que não se sente amada pode acreditar que se tornando um amputado trará amor, atenção e simpatia para si. BIID é uma doença neuro-psicológica onde existe uma diferença no córtex cerebral relacionada com a conexão entre o cérebro e os membros. Essa condição neurológica é conceituada como uma forma de Somatoparafrenia , uma condição que freqüentemente segue um acidente vascular cerebral que atinge o lobo parietal. Foi observado através de estudos recentes que a maioria dos pacientes com BIID são do sexo masculino. Razão para isso é porque o lado direito do lóbulo infero-parietal é significativamente menor nos homens do que nas mulheres. Essa anomalia explica a razão pela qual um sexo é mais propenso a BIID que o outro sexo. Também foi visto que os pedidos de amputações são mais frequentes no lado esquerdo do corpo do que no lado direito. O lado direito do cérebro é conhecido por controlar o lado esquerdo e o lado esquerdo do cérebro é conhecido por controlar o lado direito. Danos ao lado direito do lóbulo infero-parietal contribui para o desejo de pacientes que querem amputar o lado esquerdo do corpo. Além disso, a experiência de vida pode desempenhar um papel mais importante na causa de Apotemnofilia do que fatores culturais ou genéticos.
Entre os sintomas apresentados pelos apotemnofílicos estão níveis extremos de depressão causada pelo isolamento, confusão e incapacidade de determinar o que sentem fisicamente e emocionalmente. Pacientes com Apotemnofilia vão sentir que eles estão, de alguam forma, além do normal e vão se isolar da sociedade.


Paciente que amputou braço e perna esquerdos (Fonte: transabled)


As lesões intencionais

As lesões são causadas por tentativas desesperadas para obter a amputação dos membros indesejados. Os apotemnofílicos propositadamente podem induzir infecções nos membros ou mesmo ir mais além, serrando membros por conta própria, fazendo com que os médicos sejam obrigados a completar o serviço mal feito.


(Fonte: caldeiraodesangue)

Na próxima parte entrarei em mais detalhes a respeito da patologia, fisiologia e psicologia dessa parafilia.


            Apotemnofilia - Parte II - Patofisiologia e motivações sexuais

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...