quarta-feira, 13 de julho de 2011

Turismo arriscado – Um passeio pelos lugares turísticos mais perigosos do mundo

Países como o Afeganistão, o Iraque e o Haiti, que frequentemente aparecem nos noticiários mundiais devido a conflitos, guerras e tragédias, também começam a ganhar destaque entre os destinos oferecidos por agências de viagens.
Companhias estrangeiras oferecem pacotes para grupos de corajosos, cansados dos cartões-postais tradicionais e abarrotados de turistas, que seguem uma tendência de conhecer lugares perigosos ou devastados por guerras.


(Fonte: urbanidades-madeira)

“Após anos de abandono, essas viagens estão sendo vistas como fonte de alegria e renascimento”, explica Hubert Debbasch, presidente da agência francesa Terre Entière, sobre os roteiros que sua empresa organiza, ao lado da Babel Tours, para o Iraque.

Como Sobreviver

Enquanto no Haiti os maiores riscos são de violência urbana (roubos, violência sexual, saques) no Iraque e no Afeganistão o medo maior é do terrorismo. Especializado em coberturas de conflitos armados, o jornalista canadense Robert Young Pelton lançou um site que dá dicas do que visitar e, principalmente, de como sair ileso das viagens.


(Fonte: noticias.r7)

O nome da página não é dos mais animadores, mas traduz o espírito desse tipo de turismo: comebackalive.com (“volte vivo”, em português).

Próxima parada...

AFEGANISTÃO

Até a década de 1970, antes dos conflitos com a antiga União Soviética e do domínio das milícias talibãs, o Afeganistão era um destino procurado. Centenas de jovens faziam a “trilha hippie”, ao norte de Cabul, que passa pelas montanhas Hindu Kush. Cenário de best-sellers como O Livreiro de Cabul e O Caçador de Pipas, a capital abriga hotéis luxuosos, como o cinco-estrelas Serena Hotels (http://www.serenahotels.com/) – que fica ao lado da Cidadela de Herat, construída por Alexandre, O Grande, 300 anos antes de Cristo.


Hindu Kush (Fonte: footballvideos)

Cidade de Herat (Fonte: mundodastribos)

Mesquita de Herat (Fonte: mais turismo)

O perfil do viajante, hoje, pós-11 de Setembro, é bem diferente dos jovens hippies. O país é considerado o destino mais perigoso do mundo para turistas, já que o seqüestro de estrangeiros  é usado como moeda de troca pelos rebeldes talibãs para suas exigências. Para os corajosos, no entanto, há recompensas em um país antigo, com herança cultural de cerca de três milênios. Entre as atrações, destacam-se a mesquita de Lashtar Gah, de mais de 500 anos; o minarete de Jam, no vale de Hari Rud, Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco; e os lagos do Parque Nacional de Band-e-Amir.


Vida boa, hein? (Fonte: oqueeufiznasferias)

Mesquita Azul (Fonte: oqueeufiznasferias)

Minarete de Jam (Fonte: giramundo-pernalonga)

Parque Nacional de Band-e-Amir (Fonte: firozalializada)


Agência que pode ser procurada para esse destino:

- Hinterland Travel (hinterlandtravel.com)


Próxima parada...

HAITI

Na época do terremoto que matou mais de 200 mil pessoas no Haiti, em 2010, jornais noticiaram que, em praias afastadas das regiões mais destruídas, centenas de turistas tranqüilamente aproveitavam suas férias em meio ao caos. A ideia de turismo no Haiti ainda é essa, já que, apesar da (lenta) reconstrução, as grandes cidades do país caribenho ainda são arriscadas e pouco atrativas para viajantes.


Praias caribenhas (Fonte: 01centralamerica)

Praias caribenhas (Fonte: 01centralamerica)

O jeito é aproveitar as belezas com risco e preços minimizados – cerca de 50% menores que em países vizinhos. Praias desertas como Labadee, resorts protegidos (Dan’s Creek e El Rancho são boas pedidas) e cruzeiros são as melhores opções.


Labadee (Fonte: miami-cruise)

Labadee (Fonte: flickr)


Agência que pode ser procurada para esse destino:

- Royal Caribbean (royalcaribbean.com.br)


Próxima parada...

IRAQUE

A terra do falecido Saddam Hussein fica na região considerada o berço da civilização, a Mesopotâmia, nascida por volta de 4.000 a.C. Por isso, apesar da destruição causada pelos conflitos armados, muitos sítios arqueológicos seguem parcial  ou totalmente preservados.


Mesquita (Fonte: turismo.culturamix)

Kifl (Fonte: ultimosegundo)

Os jardins suspensos do rei Hamurabi, na Babilônia, começaram a ser restaurados para atrair turistas para um país que, décadas atrás, tinha fama de hospitaleiro.
A região do Curdistão, ao norte, é a mais procurada, tanto por sua relativa paz e estabilidade como por sua paisagem montanhosa e cidades históricas. A capital curda, Erbil, mescla prédios novos com centenários.


Erbil (Fonte: nowpublic)

Grande Mesquita de Erbil (Fonte: en.wikipedia)


Agência que pode ser procurada para esse destino:

- Babel Tours (babeltours.com)
- Hinterland (hinterlandtravel.com)
- Terre Entière (terreentiere.com)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...