terça-feira, 3 de maio de 2011

Ling-chi - Parte II - Relatos sobre as execuções de corte lento

Imperadores confucionistas que não tinham controle legal em seu poder, ordenaram métodos similares e menos cruéis que o Ling-chi em seu regime. De acordo com Qin Er Shi e durante a primeira dinastia Han, vários tipos de tortura foram aplicados a seus funcionários. Liu Ziye, por exemplo, matou funcionários inocentes. Gao Yang matou seis pessoas. An Lushan matou um homem.

Heshen (Fonte: executedtoday)

O Ling-chi também era conhecido no período das Cinco Dinastias (907-960) e Gaozu, da última dinastia Jin, a aboliu. Esta pena apareceu pela primeira vez nos códigos de lei da dinastia Liao e foi usado com alguma frequência. O Imperador Tianzuo, de Liao, era um dos que frequentemente executava as pessoas desta maneira durante seu governo. Logo essa punição tornou-se difundida na dinastia Song, do imperador Renzong e do imperador Shenzong. Alguns funcionários muitas vezes também usavam o corte lento para torturar os rebeldes e esse castigo permaneceu no código de lei da Dinastia Qing para pessoas condenadas por alta traição e outros crimes graves. Após um tempo o Ling-chi foi abolido como resultado da revisão de 1905 do código penal chinês Shen Jiaben. Os relatórios dos juristas da dinastia Qing, mostravam que no Shen Jiaben a forma regular para que um carrasco executasse esta pena não era especificada em pormenor no Código Penal. Os chineses não estavam sozinhos na realização de castigos considerados cruéis e incomuns e a tortura geralmente precisava de permissão do imperador. Enquanto os países ocidentais mudavam seu pensamento com o intuito de abolir punições semelhantes, alguns ocidentais começaram a chamar a atenção para os métodos de execução usados ​​na China. Foi então que, em 1866, um ano depois do último caso de corte lento, Thomas Francis Wade, foi então ao serviço da missão diplomática britânica na China, sem sucesso, pedir a abolição da Ling-chi.

(Fonte: sanmiguelschool)

A primeira proposta para abolir o Ling-chi foi apresentada por Lu You (1125 -1210), em um memorial ao imperador durante a dinastia Song, no sul. Lu You era contra a argumentação elaborada acerca do Ling-chi que foi copiado e transmitido por gerações de estudiosos, entre eles os juristas influentes de todas as dinastias, até o final  da reforma do Shen Jiaben, na dinastia Qing, introduzida em seu memorial em 1905, obtendo eventualmente a abolição. Esta foi a resposta anti-Ling-chi contra as punições cruéis e incomuns (como a exposição da cabeça) que o Tang não tinha incluído na Tabela Canônica das Cinco Punições, que definia claramente as formas legais de punir o crime. Daí a tendência abolicionista estar profundamente enraizada na tradição chinesa legal, ao invés de ser puramente derivada de influências ocidentais.

Relatos acerca do Ling-chi

(Fonte: sanmiguelschool)

Um relato de 1858, de  Harper's Weekly afirmava que o mártir Auguste Chapdelaine foi morto por este método e havia sido decapitado após a morte. Tal descrição foi confirmada mais tarde por outra nota publicada (O povo e a política do extremo Oriente, de 1895), dessa vez por Sir Henry Norman. Este era um escritor e fotógrafo viajante. Norman disse ter testemunhado uma execução por tal método, e deu uma descrição gráfica em seu livro  “O carrasco”, onde descrevia que o condenado tinha um punhado de partes carnudas do seu corpo arrancadas, como coxas e seios, já os membros eram cortados aos poucos nos pulsos e tornozelos, cotovelos e joelhos, ombros e quadris. Finalmente, o condenado era esfaqueado no coração e tinha a cabeça cortada.
Para G.E. Morrison, “An Australian in China, (1895)”, há contestações sobre a metodologia do Ling-chi, pois alguns outros relatos afirmam que a maioria das mutilações do Ling-chi é de fato feita post mortem. Morrison escreveu a sua descrição baseada em um relato por uma testemunha ocular que afirmou: "O prisioneiro é amarrado a uma rude cruz onde ele é invariavelmente posto sob a influência do ópio. O carrasco, em pé diante dele, com uma espada afiada faz duas incisões rápidas acima das sobrancelhas e atrai a parte da pele sobre cada olho, então ele faz duas incisões rápidas no peito, e no momento seguinte, ele perfura o coração, e a morte é instantânea. Então eles cortam o corpo em pedaços e a degradação consiste na exposição a céu aberto das partes do corpo.”
No livro de Tienstin (Tianjin), “China - O Livro do Ano (1927)”, há relatos contemporâneos de lutas em Guangzhou (Cantão) entre o Governo e as forças comunistas de Nanjing. Histórias de várias atrocidades estão relacionadas, incluindo os relatos de Ling-chi. Não há menção de ópio e, nestes casos, parecem ser propaganda do governo.
Um jornalista do The Times (9 de dezembro de 1927), reportou que na cidade de Cantão os sacerdotes cristãos eram alvos constantes de comunistas e certa vez foi anunciado que o padre Wong iria ser publicamente executado pelo processo do corte lento.
George Roerich, "Trails to Inmost Ásia" (1931), relata a história do assassinato de Tseng Yang-hsin, o governador de Xinjiang em julho de 1928, pelo guarda-costas de seu ministro estrangeiro Fan Yao-han. Este foi apreendido e, ele e sua filha, foram ambos executados por Ling-chi. Em tal ocasião o ministro ainda foi obrigado a assistir a execução de sua filha em primeiro lugar. No entanto Roerich não foi uma testemunha ocular deste evento, tendo já retornado à Índia até à data da execução.
George Ryley Scott, History of Torture (1940), afirma que muitos foram executados desta maneira pelos insurgentes comunistas chineses. Ele cita as alegações feitas pelo governo de Nanquim, em 1927. Por essa razão talvez seja incerto se estas alegações eram de propaganda anticomunista. Scott também chama isso de "o processo de corte" e se diferencia entre os tipos diferentes de execução em diferentes partes do país. Não há menção de ópio. O livro de Riley ainda contém uma imagem de um cadáver em fatias (sem marcação no coração), que foi morto em Guangzhou (Cantão), em 1927. Ela não dá nenhuma indicação de que o corte foi feito post mortem. Scott afirma que era comum para os familiares dos condenados subornar o carrasco para matar o condenado antes do processo de corte começar.

(Fonte: intertheory)

Louise Levathes, em seu “When China Ruled the Seas: The Treasure Fleet of the Dragon Throne, 1405-1433 (1994)” relata que "Huang foi condenado a uma execução particularmente horrível conhecida como Maruca chi, ou “morte por mil cortes”, por ter cometido alta traição. "Os cortes foram feitos em seu peito, abdômen, braços, pernas e costas, para que ele sangrasse bem lentamente até a morte durante um período de tempo, talvez até três dias.
Mark Costanzo, Just Revenge: Costs and Consequences of the Death Penalty (1997): Às vezes era usado na China antiga a pena da “Morte por mil cortes”, onde pequenos pedaços de carne eram retalhados do condenado ao longo de um período de dias.


Relatórios militares dos EUA contam que os membros dos Fuzileiros Navais dos Estados Unidos estavam estacionados em torno de Xangai entre 1927 e 1941 em busca de provas de violações dos direitos humanos: "A prevalência de execuções e tortura é evidenciada pelos relatórios trazidos de volta da China pelos fuzileiros navais . Existem fotografias de pelotões de fuzilamento, a decapitação, estupro e torturas, tais como "a morte de mil cortes". Aparentemente, estas fotos eram comercialmente disponíveis [na China], por não serem cópias exatas, juntas a muitos recortes e com o nome de um estúdio comercial carimbado no verso das fotografias." É possível que as fotos da década de 1910 tivessem sido erroneamente associadas com as atrocidades em curso da China em 1920, e as fotos do Ling-chi acabaram sendo vendidas como raridades. Fotografias deste mesmo período, incluindo as linhas de cadáveres decapitados, os diplomatas não chineses mortos a tiros, e uma vítima Ling-chi, podem ser encontradas em “A History of Torture”, de George Ryley Scott.



            Ling-chi – Parte I – A dolorosa pena dos mil cortes

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