segunda-feira, 9 de maio de 2011

Papel eletrônico - uma nova etapa no ramo dos computadores flexíveis

Muitos dizem que num futuro não muito distante o papel deixará de existir, devido ao avanço tecnológico que vem trazendo num curto espaço de tempo uma infinidade de novidades. Uma dessas novidades é o PaperPhone, criado por Roel Vertegaal, que garante que sua invenção representa o futuro e poderá substituir outros telemóveis num período de 5 a 10 anos.


(Fonte: sempretops)

A tecnologia utilizada para tal feito é mais conhecida como papel eletrônico e foi com ela que Vertegaal e seus colegas da Universidade Queens, na Grã-Bretanha, construíram um pequeno computador, com funções semelhantes à de um smarphone, podendo fazer chamadas, ler documentos e aceder a ficheiros multimidia.


(Fonte: gizmodo)

O pesquisador afirma ainda que seu protótipo é melhor descrito como um iPhone flexível. O invento será apresentado durante a conferência Computer Human Interaction, em Vancouver, no Canadá, no próximo dia 10 de Maio. Segundo Vertegaal "este computador se parece, se comporta e é operado como uma pequena folha de papel interativo. Você interage com ele dobrando-o na forma de um telefone celular, inclinando seus cantos para virar as páginas, ou escrevendo sobre ele com uma caneta".


(Fonte: androidgod)

A tela possui 9,5 centímetros na diagonal - 4 polegadas - e é fruto da chamada eletrônica orgânica, feita com a tecnologia de filme fino. As primeiras telas flexíveis e de enrolar chegaram ao mercado em 2007 e embora os primeiros circuitos integrados flexíveis já estejam em testes de laboratório, eles ainda não são capazes de sustentar todo o funcionamento de um computador, ou mesmo de um smartphone.


(Fonte: freakingnews)

Por essa razão, o que o pesquisador chama de um "iPhone flexível" seria na verdade mais um protótipo que demonstra um conceito de interface, que poderia ser chamado de "navegação por dobradura", em lugar das muito mais confortáveis e responsivas telas sensíveis do toque - as opções são acionados dobrando-se a tela inteira para baixo ou para cima.


(Fonte: wingsofjustice)

Um conceito interessante, que sofre das dificuldades próprias dos protótipos - o circuito ainda não é tão flexível quanto se poderia esperar. Além disso, o aparelho está mais para um computador rígido com uma tela semi-flexível anexa.

Durante a apresentação, está programada também a demonstração de um "computador semelhante a um relógio de pulso", segundo Vertegaal, chamado Snaplet.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...