quarta-feira, 13 de abril de 2011

A volta das baratas mortas-vivas!

Segundo o Wikipedia um zumbi é uma criatura fictícia que aparece nos livros e na cultura popular tipicamente como ummorto reanimado ou umser humano irracional. Histórias de zumbis têm origem no sistema de crenças espirituais do vodu afro-caribenho, que contam sobre trabalhadores controlados por um poderosofeiticeiro. Esta criatura é um ser humano dado como morto que, segundo a crença popular, foi posteriormente desenterrado e reanimado por meios desconhecidos. Devido à ausência de oxigênio na tumba, os mortos vivos seriam reanimados com morte cerebral e permaneceriam em estadocatatônico, criando insegurança, medo e comendo os vivos que capturam. Como exemplo desses meios, pode-se citar um ritual necromânico, realizado com o intuito maligno de servidão ao seu invocador.


Periplaneta americana (Fonte: domescobar)

Até então tais aberrações nunca foram comprovadas cientificamente, sendo que muitos 'cientistas malucos' já tentaram reanimação de corpos desfalecidos sem sucesso. Entretanto é no mundo animal que sempre surge acontecimentos fantásticos, que deixam muitos especialistas com a pulga atrás da orelha. Um desses acontecimentos é justamente a existência de zumbis entre a bicharada. E você perguntaria: zumbi de que bicho? E eu diria: zumbi de baratas!


Vespa-esmeralda (Fonte: anomalibio)

Existe uma espécie de vespa, cujo o nome científico é Ampulex compressa. Conhecida como vespa-esmeralda, por sua coloração verde esmeralda, esse bicho possui hábitos solitários e tem como principal alimento baratas comuns (Periplaneta americana). Por essa razão, ao encontrar uma barata dessas, a vespa a vira para cima para dar-lhe uma ferroada no tórax. Com isso, o veneno faz com que a barata perca temporariamente o movimento das patas e fique imobilizada. Em seguida, a Ampulex desfere uma segunda ferroada bem no cérebro do infeliz inseto, deixando ele completamente sem ação. Após o veneno fazer efeito, a 'maligna' vespa arranca as antenas da barata e suga parte da sua hemolinfa transformando-a numa espécie de 'morto-vivo'. Com a vítima zumbificada, a Ampulex a conduz até sua toca onde depositará ovos no abdômen da barata. Depois de um tempo a larva nascida do ovo começa a sugar a linfa da barata. Assim que cresce um pouco mais, entra dentro da barata e passa oito dias devorando-a por dentro. Após consumir todo o interior da barata, a larva se torna um casulo, para logo mais tarde surgir como uma nova vespa-esmeralda!


A investida da Ampulex compressa (Fonte: scienceblogs)

A espécie ja foi utilizada por cientistas no Hawai, no início do século XX, como forma de controle biológico de baratas. Atualmente, a maneira como o veneno dessa espécie de vespa age no cérebro da barata tem chamado a atenção de alguns cientistas que apostam, no futuro, usá-lo como base contra algumas doenças cerebrais.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...