sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Fazendo arte com moedas


Sabe aquelas moedas de 1 centavo que você detesta receber como troco? Não sabe o que fazer com elas? Que tal fazer isto:

(Fonte: coinstacking)

(Fonte: coinstacking)


(Fonte: coinstacking)


(Fonte: coinstacking)

Um detalhe: todas essas esculturas de moeda foram feitas sem o uso de nenhuma cola ou adesivo ou qualquer outro tipo de suporte às estruturas. É conhecida como coin stacking, acá, a arte de empilhar moedas. A graça desta modalidade está justamente no fato de desafiar as leis da física tentando construir monumentos de moedas sem a utilização de nenhum artifício. Na verdade o termo correto não seria ‘desafiar as leis da física’, mas sim se beneficiar dela.
O que mantém essas estruturas de pé é a relação existente entre a densidade, a resistência da moeda e o atrito entre um objeto e o outro. Vamos tomar como exemplo a primeira imagem: nesse caso, a moeda de cima tem que estar com o centro de massa apoiado na beirada da de baixo. Ainda poderia se considerar numa situação limite, que a moeda de cima tivesse o seu centro de massa apoiado em outra parte da moeda inferior. Mas dependendo de onde se localiza o centro de massa de toda a estrutura, o deslocamento de uma moeda em relação à outra não poderia ultrapassar os 50% senão a pilha de moedas desabaria. Ainda podemos concluir pelo tamanho da estrutura que quanto maior for o deslocamento da posição do objeto e maior for a área de contato entre eles, maior poderá ser o número de moedas utilizadas para elevar ainda mais o monumento.


(Fonte: coinstacking)

Apesar de extremamente complexo essas pilhas de moedas, ao se tentar fazer algo semelhante você verá que não é tão difícil quanto parece. Vou mostrar um passo a passo de como fazer uma estrutura de moedas empilhadas:

1º Passo

Quebre aquele seu potinho de moedas de um centavo, empilhe 10 tostões e use sua mão para deixá-los bem uniformes umas sobre as outras.


(Fonte: wikihow)

2º Passo

Crie uma tríade de moedas cuidadosamente em cima dos 10 tostões.


 
(Fonte: wikihow)

3º Passo

Coloque outra tríade em cima da tríade anterior. Continue adicionando tríades até conseguir a altura desejada.

(Fonte: wikihow)


4º Passo

Repita os passos acima para criar outra coluna com o mesmo tanto de tríades que você inseriu na primeira coluna. Após isso aproxime as duas colunas.



(Fonte: wikihow)

5º Passo

Conecte a ponte acrescentando um tostão por vez em cada extremidade levando a nova pilha em direção ao centro como na imagem a seguir:


(Fonte: wikihow)

6º Passo

Expanda novamente a ponte criando mais uma tríade em cima de cada pilha. Com isso você criará uma ponte com a largura de duas moedas, como na foto.


(Fonte: wikihow)

7º Passo

Enlargueça mais uma vez a ponte criando mais uma camada de tríades de centavos. Após isso você pode criar mais colunas para juntar às duas já criadas. Se pretende construir andares muita atenção para a distância entre as colunas. Quanto maior à distância entre elas maior deverá ser a camada de tríades necessárias para suportar um novo andar.


(Fonte: wikihow)

(Fonte: minhathoca)

A partir daí você pode se aventurar por estruturas mais complexas, as possibilidades são infinitas!

(Fonte: coinstacking)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...