terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Aranhas sob efeito de drogas

Em 1995, cientistas da NASA estudaram os efeitos de várias drogas comuns sobre as habilidades de tecelagem das aranhas. O objetivo era analisar a estrutura periódica (ou falta dela) das teias após o contato das aranhas com diversas drogas e com isso determinar o nível de toxidade relativa de drogas como maconha, LSD, cafeína, anfetamina, mescalina e soníferos.

(Fonte: diariodebiologia)


Assim, quanto mais tóxica a droga, menos organizada era a teia de aranha tecida. A aranha sob efeito de maconha fez um bom trabalho de tecelagem, mas depois ficou entediada ou distraída, se afastou e não terminou o trabalho. Sob efeito da anfetamina, uma droga que causa um efeito eufórico estimulante, a aranha foi muito rápida e trabalhou energicamente, porém não teve muita organização do quadro geral e deixou grandes lacunas. Sob efeito de LSD, a aranha teceu sua teia psicodélica simétrica, que era muito bonita, mas não muito eficiente para captura insetos. Sob efeito de sonífero, não deu outra, a aranha ficou desorientada e “adormeceu” antes de terminar seu trabalho.
Para surpresa dos pesquisadores, a aranha sob efeito da cafeína, construiu uma teia horrível. Ao que parece, a cafeína deixou a aranha incapaz de construir até mesmo uma célula organizada, a teia não mostrou nenhum sinal de “cubos ou raios”, que são padrões fundamentais para o design de uma teia convencional. A cafeína foi a substância que mais afetou as aranhas e isso pode provar o quanto os aracnídeos são diferentes do seres humanos, enquanto nós tomamos um cafezinho para começar um bom dia de trabalho as aranhas podem perder todo o trabalho na presença dessa substância.

(Texto de Karlla Patrícia)

Teia sem efeito de drogas (Fonte: diariodebiologia)

Sob efeito de Benzedrina, um tipo de anfetamina (Fonte: diariodebiologia)

Sob efeito de soníferos (Fonte: diariodebiologia)

Sob efeito de LSD (Fonte: diariodebiologia)

Sob efeito de maconha (Fonte: diariodebiologia)

Sob efeito de cafeína (Fonte: diariodebiologia)

Sob efeito de mescalina (Fonte: diariodebiologia)


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...