quinta-feira, 25 de novembro de 2010

As Sete Trombetas no mundo Contemporâneo (Primeira Parte)

“E, havendo aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu quase por meia hora. E vi os sete anjos, que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas”.
Todo dia vemos nos noticiários diversos tipos de catástrofes naturais, como terremotos, maremotos, erupções vulcânicas, ciclones... assim como também presenciamos a ação do homem destruindo tudo ao seu redor e a si mesmo. A violência crescente, o surgimento de doenças que desafiam a medicina, famílias em pé de guerra e uma diversidade de sentimentos negativos borbulhando para todos os lados e refletindo nas atitudes de cada um. Muitos alegam que esses problemas já eram previstos há milhares de anos atrás por profetas, pessoas capazes de prever eventos futuros (se bem que a maioria adora prever coisas ruins). Dentre eles podemos citar os próprios profetas bíblicos, as antigas civilizações como os Maias e alguns igualmente conhecidos como Nostradamus, Zoroastro, Maomé, Báb, entre outros. Entretanto muitas profecias famosas atribuídas a estes profetas soam um tanto vagas, dando espaço para vários tipos de interpretações.

Nostradamus (Fonte: fronteirasdodesconhecido)

Um bom exemplo disso seria o da previsão de Nostradamus acerca da queda da União Soviética. Ele apenas afirmou algo do tipo: “Um dia serão amigos os dois grandes chefes...”, daí você é livre para imaginar o que bem entender, já que a afirmação não é direcionada para uma região específica e nem para um tempo determinado. No contexto da Guerra Fria caiu como uma luva, pois as duas potências na ocasião, Estados Unidos e União Soviética, disputavam a hegemonia mundial na época.
Dentre as previsões dos profetas, a preferida é sempre aquela relacionada ao fim do mundo. Ele costuma acabar em anos estratégicos, como o ano 2000, mas desta vez a nova data do fim do mundo está marcada para 2012. É esperar pra ver. E em se tratando de fim do mundo, a principal referência que temos é o famoso livro do Apocalipse na bíblia. Também conhecido como Revelações (que é o significado grego de Apocalipse), este livro relata a previsão dos últimos acontecimentos que antecedem a chegada do Messias que virá para levar o povo escolhido, e castigar o resto com os piores tormentos.
Apocalipse (Foto: publicadosbrasil)
O Apocalipse é um livro muito delicado de se interpretar por contar com uma linguagem pesadamente simbólica, o que dá espaço a diferentes concepções. Levando isso em conta, ao relacionar eventos como os das sete trombetas com o mundo contemporâneo podemos traçar alguns paralelos interessantes.
As sete trombetas fazem referência a sete terríveis pragas que asolarão a humanidade por um longo período de tempo. Muitos católicos e protestantes acreditam que boa parte das previsões relatadas na bíblia já acontecem nos dias atuais. As trombetas são detalhadas a partir do capítulo 8, versículo primeiro do Apocalipse, com a abertura do sétimo selo. Então vamos a elas:

As Sete Trombetas (Foto: imagensbiblicas)

1ª Trombeta
Versículo 7: O primeiro anjo tocou a trombeta, e houve saraiva e fogo de mistura com sangue, e foram atirados à terra. Foi, então, queimada a terça parte da terra, e das árvores, e também toda erva verde.
Por alguma razão isso me lembra as mudanças climáticas geradas pelo excesso de poluição, o desgaste contínuo da camada de Ozônio e o consequente aumento da temperatura do planeta. Vimos recentemente diversos focos de queimadas em vários pontos do mundo, causadas pelo desleixo das pessoas e pelas grandes oscilações de temperatura provenientes de efeitos como o El Niño. As queimadas levam consigo todos os seres viventes que vivem nas florestas, daí a ligação de uma saraiva de fogo com sangue, relatado na bíblia.
2ª Trombeta
Versículos 8-9: O segundo anjo tocou a trombeta, e uma como que grande montanha ardendo em chamas foi atirada ao mar, cuja terça parte se tornou em sangue, e morreu a terça parte da criação que tinha vida, existente no mar, e foi destruída a terça parte das embarcações.
À primeira vista, me veio em mente a chegada de um meteoróide ou algo parecido. Mas depois ler sobre a terceira trombeta descartei essa hipótese e pensei em outra coisa que fazia mais sentido: uma montanha ardendo em chamas me lembra um vulcão em erupção! Entretanto os vulcões existentes não seriam capazes de destruir um terço da vida marítima, mas se pararmos para lembrar que a Terra é formada de lava no seu interior, podemos imaginar que um evento vulcânico de grandes proporções no futuro poderia sim trazer uma destruição desse nível.
3ª Trombeta
Versículo 10: O terceiro anjo tocou a trombeta, e caiu do céu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas uma grande estrela, ardendo como tocha.
Agora sim podemos afirmar que uma das pragas se refere à queda de um astro na superfície terrestres, provavelmente algo como um meteoróide ou um asteróide. Este viria por contaminar toda a fonte de água potável da natureza, matando muitos que beberiam dessas águas, segundo afirma os versículos posteriores. Muita coisa que existe no espaço ainda nos é desconhecida, então poderia ser possível a queda de um astro em nosso planeta que, em contato com a água, liberasse algum tipo de substância extremamente tóxica. Um detalhe: o nome da grande estrela citada na terceira trombeta é Absinto, mas não pense que a água vai virar bebida alcóolica porque não vai mesmo.
4ª Trombeta
Versículo 12: O quarto anjo tocou a trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, da lua e das estrelas, para que a terça parte deles escurecesse e, na sua terça parte, não brilhasse, tanto o dia como também a noite.
Uma das previsões de Nostradamus também fazia referência a um evento onde toda a humanidade seria lançada numa escuridão perpétua. E levando em conta que a Lua não possui luz própria para brilhar, imaginar como o Sol e outras estrelas perderiam um terço do seu brilho é algo meio difícil de se imaginar. Se por exemplo, o Sol morresse, a tendência seria os planetas mais próximos serem engolidos por ele, astronomicamente falando, mas para ele perder um terço do seu brilho seria necessário perder uma boa quantidade de sua massa, e isso é possível. É sabido que estrelas maiores que o Sol perdem boa parte da sua massa em virtude de poderosos ventos estelares produzidos em sua superfície. Então num evento desse tipo o Sol poderia ter sua massa reduzida drasticamente reduzindo o seu brilho sobre os planetas e, consequentemente o calor por ele oferecido.

Símbolo das três últimas trombetas (Foto: profecias)

Entre as quatro primeiras trombetas e as últimas percebe-se uma diferença. As primeiras relatam eventos físicos, catástrofes e outros martírios que atingem diretamente o ser humano. Jás últimas são de ordem espiritual, com o surgimento da besta e de outros demônios que entrariam em contato direto com as pessoas. Mas em virtude do comprimento deste artigo, deixarei para falar delas em outro artigo.
É importante deixar claro, que isto é apenas um ponto de vista pessoal, cada um é livre para fazer a sua própria interpretação dos relatos apocalípticos.


As Sete Trombetas no mundo Contemporâneo (Segunda Parte)
http://opiniaomijiniana.blogspot.com.br/2010/11/as-sete-trombetas-no-mundo_25.html 

1 comentários:

edinho disse...

Por mais que o homem estude na ciência jamais entederão o Trabalhar de DEUS. Porque Deus só dá entendemento aquele que busca na sua palavra e não na ciência.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...