segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Um "Cristo" polonês: como diria Chacrinha: Nada se cria, tudo se copia...

Swiebodzin é uma pequena cidade localizada no interior da Polônia, na voivodia de lubúsquia e no condado de Świebodziński. Possui uma extensão territorial de 10,54km², com cerca de 22.000 habitantes. É um lugar pacato, muuito frio e sem nenhuma projeção para além de seu país que nos fizesse notar a sua rudimentar existência. Até agora...

 Swiebodzin (Foto: mapofpoland)
                                              
Podemos dizer que atualmente Swiebodzin tem algo em comum com o Rio de Janeiro, mas o que seria? As praias cariocas? Não. O calor típico de um país tropical? Não. O carnaval mais quente do planeta? Não... A resposta para isso é algo mais inusitado: um Cristo Redentor! Isso mesmo que você ouviu! A Polônia concebeu um plágio descarado do nosso famoso Cristo Redentor! Pior do que isso, eles inauguraram recentemente o monumento que ficou conhecido como a maior estátua de Cristo do mundo! Enquanto o nosso Redentor mede 30 metros de altura (fora o pedestal), a versão polonesa mede 3 metros a mais, simbolizando no total a idade em que Cristo viveu.



O Redentor polonês (Foto: statuemarvels) 
                                        

Ao todo a obra mede 52 metros de altura, enquanto o monumento carioca com seu pedestal mede 14 metros a menos. Como se isso não fosse abuso o suficiente, a versão gringa ainda possui uma coroa dourada na cabeça com cerca de 3 metros de altura!
A idéia foi concebida pelo padre Sylvester Zawadzki, de 78 anos, conhecido por aquelas bandas como “padre construtor”. A obra custou aproximadamente 1 milhão de euros de doações da comunidade polonesa em todo o mundo e, mal foi inaugurada,  já dividiu a opinião dos moradores da região. Enquanto uns apóiam a iniciativa do padre, como o prefeito da cidade que quer usar o seu Cristo como meio de atrair turistas, assim como acontece no Rio de janeiro, outros já acham que os gastos com essa obra poderiam ter sido investidos em escolas e projetos de fundo social. Além disso, muitos acharam que a estátua foi construída num lugar pouco estratégico, num campo aberto, excessivamente próximo a um super mercado e a uma autoestrada.

Paisagem ao redor do Cristo Polonês (Foto: statuemarvels)
                                
Criador e criatura (Foto: freerepublic)
                                             
Nesse sentido, o Cristo polonês leva desvantagem, pois o nosso aproveita toda a beleza natural que existe ao seu redor e, no alto do corcovado, apresenta uma das mais belas paisagens do mundo.

O nosso Cristo (Foto: blogdoestevao)
            Uma coisa curiosa é que o nosso Cristo também possui um pouco da Polônia em si, já que um de seus criadores, o artista francês Paul Landowski, também é de origem polonesa.
Dessa forma, entra para as estatísticas mais um redentor, pois para quem achava que Cristo Redentor existia só no Rio de Janeiro, dá uma olhada nisso:

 Cristo Redentor de Cochabamba, Bolívia (Foto: pictureninja)
                                            

 Cristo-Rei, Almada, Portugal (Foto: spot.sapo)

                                     
Cristo Redentor, Rio Verde, Goiás (Foto: panoramio)
                                    
Cristo Redentor, Niquelândia, Goiás (Foto: leandroaraujofernandes)
                                        

2 comentários:

Tiago Sabino disse...

Um CTRL C CTRL V muito mal feito por sinal!!
hauhauhaua

sansug disse...

e lindo e sempre vai ser

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...