quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Mudando a percepção da realidade – Parte II

No artigo passado falei um pouco sobre a história do excelente artista plástico Ben Heine. Nessa segunda parte vou reproduzir uma entrevista de Heine feita para Simon Crisp (Newslite.tv) sobre o projeto Pencil Vs Câmera e mostrar mais alguns esboços desse interessante trabalho.


(Fonte: flickbr)

Sobre o Projeto:

B.H.: Eu poderia tê-lo chamado de "Desenho Vs Fotografia"ou "Vs Realidade da Imaginação " ...
Obrigado a todos pela grande feedback que vocês me enviaram. Esta série é nova e crescente a cada semana, por favor, voltem novamente para ver mais. Todos os elementos gráficos mostrados neste jogo (e na minha galeria no Flickr) vem do meu próprio estoque / produção. Eu fiz os esboços, tirei as fotos e as editei.

Primeiro trabalho de Heine para o projeto Pencil Vs Camera (Fonte: flickbr)
A Entrevista:

S.C.:Como que surgiu a idéia de Pencil Vs Camera?

B.H.: Eu tirava fotos e desenhava desde os 10 anos. A série Pencil Vs Camera não é senão o resultado de vários anos de exploração gráfica e uma consequência lógica da minha evolução artística. Mas a idéia real veio quando eu estava assistindo televisão e escrevendo uma carta, ao mesmo tempo, há algumas semanas. Ao ler minha carta antes de colocá-la no envelope, eu vi por trás do papel transparecer a imagem da televisão. Eu, então, percebi que seria ótimo fazer algo semelhante em uma única imagem que mostra duas ações diferentes.
Fui para fora e fiz o primeiro trabalho do Pencil Vs Camera, que é muito simples e mostra duas cadeiras com uma mesinha. Cerca de ¼ da cena é representada no papel, os outros ¾ acontece na foto. Portanto, esta é mais ou menos a forma como o projeto começou. Num outro trabalho tentei introduzir elementos estranhos no papel (como os dinossauros, OVNI's, duplo par de olhos ...) para contrastar com o realismo da foto.

(Fonte: flickbr)
S.C.: Como você escolhe as fotos que você usa?

B.H.: As fotos e desenhos, sempre vem do meu próprio estoque / produção. De alguma maneira eu considero a superfície da imagem como uma batalha entre o desenho e a fotografia e as ferramentas desta luta são os meus lápis e a minha câmera. Então, eu costumo escolher as fotos com um assunto marcante e uma ação específica. Também pode ser bom usar um cenário de fundo com um efeito muito simples e de baixa semântica e fazer tudo acontecer dentro do pequeno pedaço de papel.
A grande questão é que a fotografia e o desenho são duas formas diferentes de expressão, mas eles vão bem juntos e certamente têm o mesmo propósito: trocar uma idéia, uma emoção, um conceito ou uma mensagem.

(Fonte: flickbr)
S.C.: Como você escolhe o que adicionou nas imagens?

B.H.: Não há regras. Não deve haver. Imaginação e criatividade são a mola propulsora. É por isso que esta série é tão divertida de fazer. Você pode optar por tirar algo de uma forma realista ou um pouco louca. Eu, pessoalmente, prefiro mostrar coisas irreais sobre o papel porque a foto é um mero reflexo do mundo em que vivemos.
Notei que alguns trabalhos representam uma forte perspectiva sobre o papel e uma ilusão de bem e gera um impacto visual agradável quando ele coincide com as linhas principais do cenário de fundo. É muito emocionante para o espectador ignorar o que está realmente por trás do papel. É claro para mim que representa realmente a batalha entre o desenho e a fotografia, o que é toda a mensagem e o propósito da série.


(Fonte: flickbr)

S.C.: Quais são seus favoritos até agora?

B.H.: Eu realmente não tenho favoritos. Eu deixei o telespectador decidir o que ele prefere e eu só estou pensando nos meus próximos projetos.

S.C.: Que reação você teve com seus trabalhos até agora?

B.H.: Esta série teve um resultado muito positivo. Eu realmente não esperava por isso. Estou muito feliz dos bons feedbacks que eu recebi de todo o mundo. Eu acho e espero que esta técnica possa se tornar uma nova forma de expressão para todos. Então, boa sorte!

(Fonte: flickbr)


            Mudando a Percepção da Realidade - Parte I

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...